Fradim

 

Publicada entre maio de 1972 e 1980. Foram lançadas 31 edições em formato 26,5 x 18 cm, com média de 36 páginas em preto e branco. Distribuição especial.
 
Fradim foi criado pelo cartunista Henrique de Sousa Filho, mais conhecido como o famoso Henfil. Com o advento do AI-5 — garantindo a censura dos meios de comunicação, e os órgãos de repressão prendendo e torturando os "subversivos" —, Henfil, em 1972, lançou a revista Fradim pela editora Codecri, que tornou seus personagens conhecidos. Além dos fradinhos Cumprido e Baixim, a revista reuniu a Graúna, o Bode Orelana, o nordestino Zeferino e, mais tarde, Ubaldo, o paranoico.
 
A coleção traz histórias do frade mais politicamente incorreto, assim como diversos outros personagens, mirando sempre um humor crítico e divertido que marcou gerações. A autor faleceu em 04 de janeiro de 1988, vítima de complicações de saúde, pois o mesmo contraiu o vírus da AIDS através de uma transfusão de sangue. 
 
Em 1980 a editora Codecri publicou uma segunda edição do primeiro número da coleção e uma reimpressão da edição #02 sob o título de "Edição Histórica".
 
Em 2013, a ONG "Henfil - Edução e Sustentabilidade" em parceria com o "Cursinho Henfil" lançaram, em homenagem as 25 anos do falecimento do autor, uma reimpressão de toda a coleção de Fradim, conservando todo o material gráfico original, revitalizando apenas as cores das capas. A edição começo com uma edição especial zero, abordando de forma geral as 31 edições lançadas, para que o leitor possa recordar e até mesmo conhecer mais sobre o material publicado.
Publicado em 1972-1980
País Brasil
Número de páginas 36
Formato 26,5 x 18 cm (preto e branco)
Status Título encerrado
Gênero Comédia
© 2016 - Enciclopédia HQ - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TOTALLnet

Please publish modules in offcanvas position.